Search
  • Roberta Perdomo

Qual é a diferença entre Coaching e Mentoring?




Muitos profissionais e líderes se perguntam sobre qual é a diferença entre Coaching e Mentoring, já que em muitas organizações ambos são oferecidos pelas áreas de Gestão de Pessoas como parte dos planos de sucessão, aceleração ou desenvolvimento de talentos.



Pois vamos aqui esclarecer as principais diferenças entre essas duas práticas.



COACHING


O coaching é uma prática do domínio da aprendizagem, onde um profissional credenciado, (o coach) se baseia em uma metodologia para apoiar outro profissional na melhoria dos seus resultados, sejam eles na vida pessoal ou no trabalho (desempenho). Existem diferentes metodologias no mundo e o principal ponto é buscar um profissional sério, com uma formação e certificação consistente, realizada em uma escola reconhecida internacionalmente.


Na Aqto, nós utilizamos a metodologia do Coaching Ontológico, pela escola Newfield Network que oferece uma formação e certificação de 414 horas de duração, por meio de um processo de aprendizagem transformacional, onde as habilidades fundamentais para atuar profissionalmente nesta disciplina são desenvolvidas e adquiridas


Um processo de coaching pode ter entre 8 e 15 sessões, dependendo do profissional, metodologia e necessidade do coachee. O processo de aprendizagem é profundo, trazendo desbloqueio de potencial e mudança de mentalidade ou crenças limitantes que possam estar impedindo o coachee de crescer, mudar ou aprender.



MENTORING


O mentoring também é uma prática do domínio da aprendizagem, onde um profissional mais experiente (na empresa ou em alguma habilidade específica) utiliza de sua experiência e conhecimento para apoiar o desenvolvimento de outro profissional.


Uma das principais diferenças é que o mentor não é credenciado ou certificado para ser um mentor, como deve ser o coach. O mentor precisa ter basicamente a experiência e boa vontade em ajudar. Habilidades para escutar e perguntar melhoram a prática do mentoring, porém, dominar essas técnicas não é um requisito para um processo de mentoring.


O mentoring pode acontecer em somente uma sessão, para apoiar o mentee em algum tema específico ou pode ser combinado um processo, de 6 a 12 sessões.


O mentoring nas organizações é bastante usado entre profissionais mais experientes (líderes ou executivos) apoiando profissionais mais juniores, com potencial para exercerem a liderança no futuro. Nesses casos, o processo ajuda no desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão.


Nos últimos anos o mentoring foi bastante difundido também nos ecossistemas de tecnologia, onde profissionais que já empreenderam e tiveram êxito ou não, apoiam empreendedores de primeira viagem nas habilidades básicas para fundar uma startup. Nesses casos, as mentorias podem ser mais gerais, como estratégia do negócio, ou sobre temas específicos, como vendas outbound.


O processo de mentoring provoca reflexão e melhoria contínua do profissional, apoiando na tomada de decisão e no desenvolvimento de habilidades de gestão e de liderança.



PRINCIPAIS SIMILARIDADES


Embora cada prática tenha suas especificidades mostradas acima, existem algumas similares, especialmente com relação aos seus objetivos.


  • As duas práticas se dedicam a apoiar a aprendizagem ou desenvolvimento de profissionais, melhorando sua experiência de trabalho, suas habilidades ou resultados.

  • Ambas podem acontecer individualmente ou em grupos.

  • Tanto o mentoring como o coaching podem ser oferecidos dentro das organizações, ou podem acontecer por iniciativa da pessoa ao buscar um coach ou um mentor.

  • Além disso, em ambas, é importante que o coachee ou mentee saiba o que ele quer aprender, melhorar ou resolver. Isso é fundamental para que o processo funcione.



QUAL DELAS ESCOLHER


No final das contas, no coaching ou mentoring estamos falando de uma relação humana, de ajuda, escuta e empatia. Para saber qual delas é a melhor para você ou para sua organização, comece pensando no que quer aprender ou resolver, converse com profissionais que são coachs ou já foram mentores e entenda qual prática é mais adequada. E o melhor é que as duas podem andar juntas.

15 views0 comments

Empresa

logo-white.png

Contato

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Florianópolis - SC / Brasil 

Copyright 2020 AQTO / Todos os direitos reservados