Buscar
  • Roberta Perdomo

Como conduzir uma reunião 1:1 (one-on-one)


As reuniões entre gestor e colaborador chamadas de 1:1 (one-ono-one) são ferramentas fundamentais para o desenvolvimento e engajamento dos colaboradores.

Mas nem sempre os gestores sabem como preparar e conduzir essas reuniões, especialmente agora em momentos de home office.


Reunimos aqui algumas dicas para ajudar você nessas reuniões.


Como se preparar para uma reunião 1:1


É fundamental que ambos se preparem, afinal esse é um fórum programado e não acontece todo dia. Geralmente são mensais ou até trimestrais. Para se preparar, gestor deve planejar os tópicos da reunião e se for necessário alguma ação do colaborador, pedir previamente. Deixar uma calendário anual programado ajuda a manter a disciplina. É importante também reservar um local adequado, pois os assuntos tratados são restritos. Uma boa dica é preparar uma lista de perguntas a serem feitas ao colaborador durante a reunião, com o objetivo de apoiar seu aprendizado ou conhecê-lo melhor.



Como conduzir a reunião 1:1


Nessas reuniões os 3 tópicos principais são o desenvolvimento, carreira e relação com o gestor. Vamos ver cada um deles.


Desenvolvimento

É o momento de revisar o Plano de Desenvolvimento Individual (se já foi feito) e trocar feedbacks sobre habilidades e/ou comportamentos presentes no colaborador ou que precisam ser desenvolvidos. Aqui pode-se abrir um espaço para que o colaborador traga suas dificuldades. Assim o gestor poderá orientá-lo, apoiando seu aprendizado.


Carreira

Periodicamente é importante conversar sobre futuro. Entender as aspirações do colaborador, como ele se sente com relação à sua função atual e compartilhar sua visão e planos de carreira.


Relação com gestor

Essas reuniões também são uma excelente oportunidade de pedir feedback ao colaborador. Afinal, sempre há espaço para melhorar.


E lembre-se que reunião 1:1 é um diálogo aberto e franco. Pergunte ao colaborador que outros assuntos ele quer abordar ou como gostaria que a reunião seja conduzida. Ser flexível é fundamental para se adaptar às necessidades de cada membro da equipe.




Foto de Alejandro Escamilla

0 visualização

Empresa

logo-white.png

Contato

+55 (48) 9.9149-9489

roberta@aqto.com.br

Florianópolis - SC / Brasil 

Copyright 2020 AQTO / Todos os direitos reservados